Publicado em 12 de maio de 2022

IR - Restituição do Imposto de Renda será em 5 lotes; veja quando receber

Encerra no dia 31 de maio o prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) 2022. Diante disso, os contribuintes já podem saber quando devem receber a restituição do Imposto de Renda.

Por isso, a Receita Federal divulgou o calendário, que neste ano se divide em 5 lotes até o mês de setembro. Confira abaixo quando você receberá a sua restituição do IR.

Restituição do Imposto de Renda será em 5 lotes; veja quando receber

Em suma, o valor do imposto a pagar ou da restituição a ganhar é conforme a soma de todos os rendimentos e na faixa de renda de cada contribuinte. O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda começa a ser pago no dia 31 de maio. Ou seja, na mesma data limite da declaração do IR 2022.

Além disso, a Receita Federal prioriza a restituição do Imposto de Renda pela data de entrega da declaração. Sendo assim, quem declara primeiro, tem prioridade no recebimento e pode ganhar o dinheiro nos primeiros lotes. Entretanto, antes disso, idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores têm prioridade na lista.

Vale ressaltar que a restituição é a devolução do valor a mais, que é pago ou retido na fonte antes da declaração de ajuste anual. Ou seja, é quando o contribuinte paga mais imposto do que deveria.

É por conta disso, que muitas pessoas têm valores a ganhar e outras não. Sendo assim, é importante estar atento na hora de prestar contas. É dito isso pois o que gera a restituição do Imposto de Renda, são os gastos dedutíveis.

Por fim, confira abaixo como fica o calendário de restituições do Imposto de Renda 2022:


Voltar a listagem de notícias
Compartilhar